Aproveitando o dia e a temática, vamos falar de livros? Para esse caso, em específico, o livros de terror e suspense. Dentre os que eu já li, tem um que realmente fez tremer as bases a cada página lida. Esse livro? O Exorcista de William Peter Blatty.

O livro de Blatty foi o que deu origem ao filme, mas se você sentiu medo daquela garotinha dando um giro de 360º no pescoço, já sei que ficaria apavorado com a leitura. O filme traz muita coisa do livro, mas o que faz qualquer leitor passar semanas dormindo com a luz do quarto acesa é algo chamado: imaginação!

Sim! Nossa querida imaginação faz você criar cada detalhe da leitura em sua mente ao ponto de você ter certeza de que ouviu um barulho na cozinha ou na sala! Lembro que na época em que li O Exorcista eu tinha apenas 14 anos e minha mãe ainda trabalhava na biblioteca de uma escola técnica da minha cidade (eu sempre acompanhava minha mãe quando não estava na escola e ficava o dia inteiro lendo, principalmente a coleção de livros do Monteiro Lobato! Eu amava ainda mais quando estava de férias, porque podia passar o dia inteiro com ela e o livros!). Até hoje eu não sei como ela me deixou ler esse livro, mas eu li!

Como eu já tinha assistido ao filme, tentava lembrar das cenas, mas nada, nada, nada se compara ao que minha imaginação fazia! Um dia, levei o livro pra escola naquela empolgação para mostrar aos colegas de classe. Eles pediram para que eu lesse um trecho e assim o fiz. Na hora do intervalo, fomos para uma sala, fechamos a porta e a história começou. No meio da leitura, ouvimos um barulho; parei de ler, mas depois continuei. Depois algo caiu no chão e o desespero foi geral! Todo mundo saiu correndo!!!!

Ninguém mais quis ouvir a história e semanas depois ainda tinha gente brigando comigo porque não conseguia dormir a noite. Eu conclui a leitura praticamente fazendo a promessa de jamais leria outro livro desses na minha vida! Na época, foi um trauma ler o relato do exorcismo de uma garotinha. Hoje eu dou risadas ao lembrar dessas coisas!

O que torna o livro assustador é a mistura da descrição e dos diálogos, além dos rumores de que o livro é baseado em algo real (ao invés da garotinha, o exorcismo fora feito em um menino, mas não tão violento como o filme e o livro relatam).

Quem interessar, existem vários sites com o livro em pdf, incluindo imagens do filme em alguns deles. Não lembro exatamente da capa do livro que li e por isso resolvi não colocar aqui. Mas se não me falha a memória, o livro tinha apenas o título na capa. Assustador o bastante pra fazer qualquer leitor ter dúvida se deveria abrir ou não o livro. Se vocês lerem, deixo apenas um aviso: leiam apenas se tiverem coragem!

Huahuahuahauhuahuahuahuahuahua

Happy Halloween e muitas leituras assustadoras pra vocês!

