Nós não sabemos qual será a última música que vamos ouvir (ou a última coisa que vamos fazer), nem mesmo as conexões que possam existir entre as músicas que ouvimos e a nossa própria vida. Agora vamos imaginar a seguinte situação: e se seu melhor amigo deixasse uma playlist com algumas de suas músicas e um bilhete?

A playlist de hayden 5

Como entender o que se passava na cabeça de Hayden quando ele resolveu deixar essa playlist para o seu melhor amigo? O que se passava na vida de Hayden quando ele decidiu tirar a própria vida sem, aparentemente, deixar qualquer explicação?

Essa é a grande questão do livro de Michelle Falkoff. A playlist de Hayden é o tipo de leitura diferente daquelas as quais estamos acostumados. Aqueles finais felizes não são nada quando o “choque literário” começar a partir de um suicídio. Embora eu tenha lido algumas resenhas negativas sobre o livro, acredito que algumas pessoas não conseguiram pegar a essência da história. Muitas pessoas não entenderam o porquê da autora não ter revelado a relação das músicas com a história, mas será que elas pararam para procurar as músicas e ouvir o que estava na playlist? Outras disseram que um personagem secundário tinha uma história que merecia uma melhor atenção da autora e aí eu pergunto: a playlist era de quem mesmo?!

Claro que o livro contém inúmeros temas que podem e devem ser tratados, mas também cabe ao leitor sair das páginas dos livros e começar a pensar de verdade em tudo aquilo. Lemos e por vezes esquecemos de pensar sobre e de fazer conexões com as nossas vidas. […]

Eu estou escrevendo essa resenha ao som da playlist de Hayden e fico imaginando as tentativas de encarar a vida e todos os problemas do próprio Hayden: a dislexia, uma relação distante e conturbada na família, o bullying… a decisão de colocar um fim em tudo. E aí é possível perceber o quanto deve ter sido difícil viver tudo isso e transpor esses sentimentos em músicas tão diferentes.

Hayden deixou sua marca a cada música escolhida e cabia ao seu amigo, Sam, captar aquilo que ele sempre foi e ninguém percebeu. A trama da história faz você querer ler o livro inteiro o mais rápido possível. É o tipo de leitura que prende a sua atenção e te deixa pensativ@ por vários dias. Nesse livro, em específico, a leitura faz você abrir a pasta de músicas do seu computador e pensar nas suas playlists ou nas músicas que você escuta em momentos específicos da sua vida. Afinal, nossa vida tem trilha sonora! […]

Aconselho ouvir as músicas da após cada capítulo e depois a playlist na íntegra ao final do livro. Fazendo isso, você entenderá ou pelo menos se aproximará daquilo que o livro passa. No meu caso, a empolgação foi tanta que deixei a playlist por último, mas depois percebi que teria captado mais a essência se tivesse ouvido durante a leitura (a primeira música já dá uma ideia de como o próprio Hayden se sentia…). Através das notas musicais e da melodia escolhidas por um jovem, buscamos entender sua partida repentina.

Assim como Hayden, existem tantos outros jovens que encontram o significado da vida na Música. Colocar-se no lugar das personagens do livro e no que Hayden poderia estar pensando quando escolheu cada uma das músicas para compor sua última playlist é a grande sacada do livro. 

Claro que todos tem o direito de gostar ou não da história. No entanto, não tem como não pensar nos significados e nas mensagens subliminares, se assim podemos dizer, que existem nas músicas escolhidas. Entendo que alguns podem até não entender bem esse sentimento por não estarem familiarizados com as músicas ou por não gostarem  do estilo musical. É preciso lembrar, porém, que essa playlist pertence a Hayden! Somente ele poderia ter escolhidos músicas tão significantes para a curta história de sua vida. Será que importa o quanto seu amigo Sam entendeu ou não o recado?! Ao meu ver, Hayden queria ser entendido, percebido e eternizado! Sua playlist era sua única herança…

E se você fizesse sua própria playlist? Quais músicas colocaria?

P.S.: A quem interessar, eis A playlist de Haydenhttp://aplaylistdehayden.com.br/playlist.php

Anúncios